POR RODRIGO MARTINS/SEAPI
O dia amanheceu com céu encoberto, com temperaturas baixas, próximas dos 10 graus, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Para se aquecer e começar os trabalhos na 47ª Expointer, a expositora Maria Fabiani Hansen, 46, comeu pastel com café quente na área de alimentação do Pavilhão da Agricultura Familiar, acompanhada da filha, Maria Valentina, e de amigos. Ao lado do marido, Leandro Hilgert, ela está participando da feira oferecendo uma variedade de cachaças, produzidas em sua agroindústria, a Harmonie Schneps, de Harmonia (RS).
Expectativa também, mas de bons negócios, estava a estudante de veterinária, Gabriela Tang, filha do proprietário da Granja Tang, de Farroupilha (RS), que fiscalizava o trato dos animais, ao lado da amiga e também estudante de veterinária, Manuela Bianchi, no Pavilhão de Bovinos.
O tempo se abriu e o sol começou a aparecer no final da manhã, iluminando as máquinas expostas na feira.
“Todo ano eu venho na Expointer. Trabalhamos na área rural e no transporte de câmaras frias lá em Ivoti. Estamos aqui vendo uma máquina para a pecuária. Queremos investir”, afirmou Marcos.
Com a chegada dos raios solares começou a aumentar o movimento no Boulevard, rua onde estão os restaurantes das associações de raça e outros expositores.
Também no Boulevard, as artesãs Elvira Marques, 60, e Maria Santis, 50, estavam estimuladas na espera de boas vendas para o Ateliê Artesanal Lã de Ovelha, de Taquara (RS), instalado no espaço da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Crioulos (ABCOC).
“Neste momento difícil, nossa expectativa é que o público venha para ver o que gente faz, que o pessoal está se reerguendo”, disse Elvira.
Para auxiliar na localização do público na Feira, o parque recebeu 10 totens com mapas, espalhados em locais estratégicos e de grande movimentação.
Para consultar o Mapa da Expointer acesse: https://expointer.rs.gov.br/mapa-do-parque. A 47ª Expointer prossegue até 1º/09, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).