Milho: mercado físico devem seguir tendência de altaO

plantio da segunda safra enfrenta atrasos

Segundo dados da análise do especialista do Grão Direto divulgada nesta segunda-feira (03), o mercado do milho segue com expectativa de alta nas cotações, impulsionado pelo setor de etanol de milho e pelo atraso no plantio da segunda safra. A valorização do etanol, aliada ao impacto do câmbio e do clima, pode favorecer produtores que buscam oportunidades de venda e contratos futuros.

A demanda pelo milho nas usinas de etanol deve aumentar devido ao cenário dos combustíveis. O governo tem mantido os preços da gasolina artificialmente baixos, mas, com a alta no mercado internacional, espera-se um ajuste gradual. Com a gasolina mais cara, o etanol tende a se valorizar, melhorando as margens das usinas e elevando o poder de compra do milho. Isso pode beneficiar os produtores, que terão a chance de travar contratos futuros em um momento de incertezas climáticas e cambiais.

O plantio da segunda safra enfrenta atrasos, mas o impacto na área cultivada ainda é incerto. O alto custo dos insumos, refletindo a valorização do dólar, e a janela de plantio serão fatores determinantes para a decisão dos agricultores. No estado de Goiás, produtores já indicam redução da área plantada, com 30% das terras destinadas apenas para cobertura do solo. Outros estão diversificando o plantio, mesclando milho e sorgo devido à maior resistência do sorgo a condições adversas.

Com a expectativa de menor oferta, as cotações do milho na B3 e no mercado físico devem seguir tendência de alta, refletindo a preocupação com a produção doméstica e a demanda crescente pelo grão.

   

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore