Entidades avaliam importância da Expodireto Cotrijal para o setor de máquinas agrícolas

Área de máquinas e equipamentos da Expodireto reúne 164 expositores neste ano | Foto: Divulgação Expodireto Cotrijal

14/03/2025Expodireto 2025
Entidades representativas do setor de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil e do Rio Grande do Sul esperam um ano mais promissor em relação a 2024 e destacam a importância de feiras como a Expodireto para aproximar vendedores e compradores.

A reunião de expositores que apresentam máquinas para todos os tamanhos e perfis de propriedades facilita a concretização de negócios e o encaminhamento de compras futuras.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, a Expodireto Cotrijal teve papel importante na difusão dos avanços tecnológicos das indústrias nos 25 anos de feira. “É uma grande ferramenta de vendas do setor, porque é uma feira magnífica e organizada. Os produtores que vêm para a feira, em maioria, buscam fechar negócios”, avalia.

O dirigente projeta crescimento de 10% no faturamento das indústrias de máquinas e implementos agrícolas gaúchas ao longo do ano de 2025 em comparação a 2024. “As empresas vinham de três a quatro anos seguidos com grandes altas, mas em 2024 tivemos estiagem no Sul e também no Centro-Oeste, que é um grande comprador das nossas máquinas, o que levou a uma queda de 25% nas vendas comparado a 2023. Para 2025, apesar da quebra da safra gaúcha, teremos uma boa safra no Centro-Oeste”, justifica Bier.

Negócios antes e depois da feira

Em nível de Brasil, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) prevê um crescimento de 8% no faturamento do setor em 2025 em relação ao ano anterior. “No Rio Grande do Sul teremos quebra de safra, mas para o restante do país a expectativa é de boa produção, o que deve contribuir para o aumento das vendas. O desafio maior é a alta dos juros”, explica Pedro Estevão, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ.

O dirigente destaca ainda que as feiras geram boas oportunidades para compradores e vendedores. “São um grande momento para comprar ou se preparar para a compra”, ressalta.

A Massey Ferguson foi uma das empresas que desde a primeira edição da Expodireto Cotrijal, em 2000, trouxe seus lançamentos para a feira. No início, através da participação da revenda local, e a partir de 2004 com a fábrica e concessionárias de outras regiões. “Hoje temos todas as concessionárias do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina representadas. A Expodireto é super importante no reforço de marca e para estarmos mais próximos do produtor para a concretização de negócios, durante e depois da feira”, avalia Ordely Júnior, gerente de vendas.

Nos últimos dez anos, a empresa lançou mais de 100 novos produtos e ampliou a oferta em todas as linhas. Fábio da Silva e a esposa Andreza vieram de Ibarama, na região Centro-Serra do RS, para adquirir um trator. Eles produzem tabaco em 2 hectares de estufa e estiveram no parque na segunda-feira (10). “Aqui o preço é mais e conta. Compramos o trator e aproveitamos para conhecer a feira, pois ainda não tínhamos vindo”, disse Andreza.

Por Mariliane Cassel | Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore