Trigo pautado pela demanda de farinha

No Paraná, a nova safra oferece boa rentabilidade

AGROLINK – Leonardo Gottems
 Foto: Seane Lennon

No Paraná, a nova safra oferece boa rentabilidade – Foto: Seane Lennon

Segundo a TF Agroeconômica, a demanda por farinha durante o inverno será o principal fator a definir se haverá escassez ou não de trigo no Rio Grande do Sul, o que pode pressionar os preços para cima. O mercado segue lento, com cerca de 440 mil toneladas de trigo da safra anterior ainda disponíveis. Considerando que os moinhos estão abastecidos até junho e a moagem estadual permanece ao redor de 104 mil toneladas/mês, esse volume pode suprir o mercado até outubro, desde que não ocorram vendas para fora do estado. As negociações seguem pontuais, com preços entre R\$ 1.390 e R\$ 1.400 para trigo PH 76, e a expectativa é que a virada do mês traga mais movimentação.

Quanto à próxima safra, os moinhos permanecem fora do mercado futuro, enquanto exportadores seguem cotando o trigo tipo Milling da safra 2025 com preços entre R\$ 1.325 a R\$ 1.360/tonelada, variando conforme a data de entrega e pagamento. Em Panambi, os preços da pedra recuaram novamente, chegando a R\$ 72,00 por saca.

Em Santa Catarina, o mercado também apresenta negócios pontuais, com compras de trigo gaúcho e balcão estável pela sexta semana. Os preços de FOB para melhorador e biscoito seguem em R\$ 1.500 e R\$ 1.380 por tonelada, respectivamente. Já o trigo pão ainda não teve negócios concretizados. Os preços da pedra mantêm-se estáveis em diversas cidades do estado, como R\$ 80,00 em Xanxerê e Rio do Sul, e R\$ 78,00 em Canoinhas e São Miguel do Oeste.

No Paraná, a nova safra oferece boa rentabilidade, mesmo com leve recuo semanal nos preços. A média da pedra caiu 0,13%, para R\$ 80,09/saca, enquanto o custo de produção, segundo o Deral, está em R\$ 73,53. Isso garante ainda um lucro médio de 8,92%. Os preços da safra velha variam entre R\$ 1.550 e R\$ 1.600 CIF para moinhos nos Campos Gerais. Já o trigo importado do Paraguai e da Argentina é negociado entre R\$ 1.620 e R\$ 1.720 por tonelada. Para a safra nova, os compradores indicam preços entre R\$ 1.450 e R\$ 1.500 CIF moinho, equivalentes a cerca de R\$ 82,78/saca.

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore