Sistema Ocergs recebe Banco do Brasil, Mapa e MDA para tratar de financiamentos às cooperativas e avanços na repactuação de dívidas

O Sistema Ocergs, junto à FecoAgro/RS, recebeu em sua sede, na manhã desta quinta-feira (4), representantes do Banco do Brasil, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para uma agenda sobre alternativas de financiamento às cooperativas e a execução das políticas federais de renegociação das dívidas dos produtores rurais.

Participaram do encontro Gilson Bittencourt, vice-presidente do Banco do Brasil, acompanhado do superintendente do BB no Rio Grande do Sul, Ricardo Sehn. Pelo Mapa, estiveram presentes Guilherme Campos, secretário de Política Agrícola, e Wilson Vaz, da mesma pasta. O MDA foi representado por José Henrique Silva, coordenador de crédito do Plano Safra da agricultura familiar, acompanhado do superintendente regional.

Pelo Sistema Ocergs, estiveram presentes o presidente Darci Hartmann, o superintendente Mario De Conto e o gerente Relações Institucionais e Sindical Tarcísio Minetto. A Fecoagro/RS foi representada pelo diretor Sérgio Feltraco.

A reunião contou com dois eixos centrais. No primeiro, as autoridades reconheceram o papel do Sistema Ocergs e da FecoAgro/RS na construção de soluções financeiras para as cooperativas, especialmente em períodos de maior adversidade. Foram discutidas linhas alternativas de financiamento, algumas já em curso, além das modalidades tradicionais, reforçando o protagonismo das cooperativas gaúchas na sustentação da produção rural.

O segundo ponto tratou da execução da Medida Provisória 1.314/2025, que destinou R$ 12 bilhões à repactuação do endividamento dos produtores. Na reunião, o Banco do Brasil apresentou uma adesão abaixo do esperado e solicitou apoio do Sistema Ocergs para reforçar junto aos cooperados a possibilidade de buscarem a renegociação. A MP, regulamentada pela Resolução CMN nº 5.247, prevê prazos de até nove anos, juros diferenciados e segmentação para produtores do Pronaf, Pronamp e demais agricultores, com subsídios do Fundo Social administrado pelo BNDES.

Como encaminhamento, ficou firmado o compromisso do Sistema Ocergs e da FecoAgro/RS em ampliar a divulgação e a mobilização junto às cooperativas para evitar a perda dos prazos e garantir que os produtores com estoques de dívida possam acessar as condições especiais de repactuação previstas pelo governo federal. O vice-presidente do Banco do Brasil comprometeu-se a atuar junto com sistema cooperativo, buscando soluções técnicas e financeiras adequadas à realidade das cooperativas do ramo agro, que assegurem a sustentabilidade das operações.
Sescoop: Crédito: Divulgação/Sistema Ocergs

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore