Indústria orizícola busca estreitar laços com país asiático, que é o maior consumidor mundial
do cereal
A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) participou, neste mês, de uma
missão oficial à China, com foco no avanço das tratativas para a abertura do mercado chinês
ao arroz brasileiro. A viagem internacional teve o intuito de estreitar laços entre os países e
contribuir para o avanço de um acordo fitossanitário — primeiro passo para viabilizar a
exportação do grão beneficiado ao país asiático. A China é hoje a maior consumidora do
cereal no mundo.
A missão, que ocorreu em Pequim e incluiu encontros com autoridades chinesas e
brasileiras, foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A comitiva
também cumpriu agendas na cidade de Xangai e Hefei, organizadas no âmbito do projeto de
exportação Brazilian Rice, com visitas técnicas às principais indústrias do setor orizícola, visita
a uma lavoura de arroz e presença institucional na Feira Sial China 2025 — uma das três
maiores exposições de alimentos do mundo, considerada referência para empresas que
buscam entrar na Ásia e na China.
Representando a Abiarroz, o diretor de Assuntos Internacionais da entidade, Gustavo
Trevisan, esteve presente em evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades
chinesas e representantes do setor privado. Em agenda institucional com o ministro da
Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, durante a missão, teve a oportunidade de
enaltecer as qualidades do arroz brasileiro.
“Foi possível perceber um alinhamento muito forte entre os governos Brasil e China,
com presença importante de autoridades e empresários — mais de 200 empresas brasileiras
e 400 chinesas, de diferentes ramos, participaram. A missão foi estratégica: conseguimos
avançar em pautas importantes e saímos com boas perspectivas”, avalia Trevisan, que
também participou do painel “Diálogo Brasil-China sobre Segurança Alimentar”, promovido
pela ApexBrasil.
Visitas técnicas
Durante as visitas técnicas, a Abiarroz teve a oportunidade de conhecer o processo de
seleção de grãos da fornecedora de tecnologia Anysort, o modelo de industrialização da
Wilmar International e a operação de beneficiamento da COFCO, estatal chinesa de
alimentos. Foi possível observar que, em termos de maquinário e tecnologia de indústria, o
Brasil está em patamar semelhante ao chinês — com a diferença de que, na China, o uso de
embalagens a vácuo é significativamente mais acessível. Já em relação a rastreabilidade e
sustentabilidade, os padrões se mostraram equivalentes aos disponíveis à indústria orizícola
nacional.
Atualmente, a China importa cerca de 2 milhões de toneladas de arroz por ano —
especialmente dos tipos longo fino, produzido no Brasil, e quebrado — com origem
majoritária na Tailândia, Vietnã e Camboja. Desde 2016, a Abiarroz atua em diversas frentes
para incluir a indústria brasileira no rol de fornecedores.
“Ainda não é possível afirmar quando isso ocorrerá. Contudo, esperamos que o
governo brasileiro mantenha os esforços para uma negociação favorável para ambos os
países”, afirma a diretora da Abiarroz, Andressa Silva. “O Brasil tem plenas condições de
atender à demanda chinesa com qualidade, competitividade e sustentabilidade. Essa missão
foi estratégica para fortalecer os laços institucionais e demonstrar que o setor orizícola
brasileiro está pronto para se tornar parceiro comercial da China”, complementou.
Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Entre os principais
produtos enviados ao país asiático estão óleos brutos de petróleo, soja e minério de ferro, e
concentrados. O Brasil, por sua vez, importa principalmente embarcações, equipamentos de
telecomunicações, máquinas e aparelhos elétricos, além de válvulas.
Sobre a Abiarroz
Fundada em 2009, a Abiarroz tem por objetivo representar o segmento industrial
orizícola nacionalmente em seus interesses junto às diversas esferas de poder. Atualmente,
representa indústrias e cooperativas filiadas em diversas regiões do Brasil, que, juntas, são
responsáveis por cerca de 80% do arroz beneficiado no país.
Por meio do projeto Brazilian Rice, atua na abertura de mercados e promove a
imagem do arroz fora do país. Também desenvolve ações voltadas à sustentabilidade da
atividade industrial orizícola, com enfoque na interlocução junto a entidades
governamentais.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para
promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para
setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza
ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar
os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais,
rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a
estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por
objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para
atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores
estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país
Crédito: Divulgação/Abiarroz