Ainda é possível lucrar com milho

No Brasil, a situação se complicNo Brasil, a situação se complica –

O mercado internacional de milho segue sob forte pressão, refletindo a alta da safra americana desta temporada. Segundo a TF Agroeconômica, o aumento recorde da produção nos Estados Unidos, aliado a fretes marítimos menores para os principais destinos, favorece as exportações americanas em detrimento do Brasil, que também vê sua oferta interna aumentar, limitando a possibilidade de alta nos preços domésticos.

No Brasil, a situação se complica: apesar da demanda dos setores de carnes e etanol, os preços internos permanecem contidos, principalmente devido ao fraco desempenho das exportações. De acordo com dados do CEPEA e DERAL, os produtores recebem cerca de R$ 65,21 por saca, enquanto os custos médios chegam a R$ 73,55, resultando em um prejuízo aproximado de 11,34%.

Entre os fatores de baixa que mantêm o mercado pressionado estão as vendas de commodities para cobrir perdas financeiras, a escalada das tensões comerciais entre EUA e China e o avanço rápido da colheita americana em condições ideais. Além disso, a forte desvalorização do real frente ao dólar, que fechou em 2,38% em Chicago, incentiva os produtores brasileiros a venderem seus estoques excedentes, pressionando ainda mais os preços internos.

A ausência de dados oficiais devido à paralisação do governo americano também contribuiu para a volatilidade da semana, deixando os comerciantes sem referências precisas sobre exportações e estimativas agrícolas, essenciais para nortear decisões de venda e compra.

Em termos de recomendações, a TF Agroeconômica reforça que, para quem precisou vender milho em julho para cobrir compromissos financeiros, a compra de contratos na B3 teria compensado parte das perdas. Para aqueles que não adotaram essa estratégia, ainda é possível atuar no mercado, embora com expectativa de lucro menor, reforçando a importância de planejamento para a próxima safra.

Foto: Nadia Borges

AGROLINK – Leonardo Gottems

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore