Audiência foi realizada com auditório lotado e área externa toda ocupada por produtores de

Audiência pública do Senado marca início de mobilização em prol da securitização de dívidas ruraisAudiência pública do Senado marca início de mobilização em prol da securitização de dívidas ruraisvários pontos do RS

14/03/2025

Expodireto Cotrijal 2025

Produtores de todas as regiões do Rio Grande do Sul estiveram na Expodireto Cotrijal na tarde desta sexta-feira (14) acompanhando a audiência pública do Senado que debateu a securitização das dívidas rurais. Além do auditório central, onde aconteceu a programação, preencheram toda a área externa próxima para mostrar a força da agropecuária gaúcha.

A produção de grãos no Rio Grande do Sul sofreu perdas em vários anos consecutivos em função de problemas climáticos, alguns por seca e outros por inundação. Levantamento apresentado pela Farsul durante a audiência aponta que o estado deixou de produzir 40,6 milhões de toneladas de 2020 a 2024, o que representa perda de R$ 117 bilhões para o setor e R$ 319 bilhões para a economia gaúcha de forma geral.

“Seriam necessárias mais de 875 mil carretas bitrem para carregar toda essa produção. E se colocássemos elas em fila, uma do lado da outra, seriam cinco filas do Oiapoque ao Chuí”, exemplificou o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, que apresentou o levantamento.

“A feira completa 25 anos em 2025 e ao longo desse tempo em que é realizada já iniciamos aqui vários movimentos que resultaram em soluções para o campo, como a liberação dos transgênicos, na década de 2000. Precisamos de unidade neste momento, independentemente de partido, para construir uma solução consistente, que abranja todos os produtores”, defendeu o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

“Vamos colher de 5 a 10 sacas de soja por hectare nesta safra, em 2024 tivemos perda de 60% devido ao excesso de chuva e as safras anteriores também foram problemáticas, então precisamos de amparo para quitar os débitos e seguir produzindo”, disse o produtor Charles Macedo, que veio de Rosário do Sul, onde planta 1,2 mil hectares de soja, para participar da mobilização.

“Só 2021 foi de safra de soja normal nesses últimos anos. Trabalho com gado de corte também, então consigo me manter, mas vim para apoiar os produtores que precisam de socorro”, informou Rodrigo Stefanelo, de Tupanciretã. Ele veio participar da mobilização com um grupo de cerca de 30 produtores da região de Cruz Alta.

Projetos tramitam no Congresso Nacional

Dois projetos de lei solicitando a securitização das dívidas rurais dos produtores gaúchos tramitam no Congresso Federal. Um via Senado, tendo o senador Luis Carlos Heinze como autor, e outro via Câmara dos Deputados, encaminhado pelo deputado Pedro Westphalen.

Heinze, que dirigiu a audiência, destacou que várias reuniões já foram feitas com as entidades representativas da agropecuária gaúcha, visando o alinhamento de ideias e o fortalecimento do movimento em prol dos produtores. “O que precisamos neste momento é pressão por parte do campo para o atendimento dos pleitos. Os governos reagem por pressão”, disse, ao final da audiência.

“É importante a mobilização política em todo o estado, de forma conjunta, para tornar robustos os projetos encaminhados”, enfatizou o deputado federal Pedro Westphalen. “Vamos atuar de forma conjunta até a conquista da solução. É um movimento justo e necessário em prol dos produtores e do estado”, ressaltou o representante da Assembleia Legislativa gaúcha, Marcus Vinícius de Almeida.

O governo estadual foi representado no ato pelo vice-governador Gabriel Souza, que manifestou apoio ao movimento em defesa da securitização. “Contem conosco para buscarmos o atendimento dos pleitos”, disse, enfatizando as dificuldades que o setor e o estado vem enfrentando devido ao clima.

Também se manifestaram todas as entidades representativas dos produtores rurais, ressaltando a importância da unidade para que as demandas sejam ouvidas pelo governo federal.

Por Mariliane Cassel | Assessoria de Imprensa Expodireto Cotrijal

Tags

Compartilhe esta postagem:

25ª Expodireto Cotrijal chega ao fim demonstrando a força e a resiliência do agronegócio gaúcho Expodireto 2026 será realizada entre 9 e 13 de março, em Não-Me-Toque/RSNext

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore