Cbsoja 2025 abordará os 100 anos da oleaginosa no Brasil

DE OLHO NO FUTURO

Promovido pela Embrapa Soja, evento técnico da cadeia produtiva da oleaginosa na América do Sul será realizado em Campinas (SP)

O Congresso Brasileiro de Soja (Cbsoja) e o Mercosoja 2025 serão realizados de 21 a 24 de julho, em Campinas (SP). Promovido pela Embrapa Soja, o evento chega à sua 10ª edição com um marco duplo: a celebração dos 100 anos da soja no Brasil e dos 50 anos da empresa. O tema central será ‘Pilares para o amanhã’, com foco em inovação, sustentabilidade e novos desafios da cadeia produtiva.  

Reconhecido como o principal fórum técnico-científico sobre o grão na América do Sul, o congresso deve reunir cerca de 2 mil participantes entre pesquisadores, produtores, técnicos, representantes da indústria, cooperativas, governo e setor financeiro.

Tecnologia e sustentabilidade da soja

A programação inclui quatro conferências e nove painéis temáticos, com mais de 50 palestras de especialistas nacionais e internacionais. Entre os temas em destaque estão biotecnologia, logística no Mercosul, propriedade intelectual, valor agregado, sustentabilidade e agricultura tropical.

Uma das novidades desta edição é o espaço “Mãos à Obra”, voltado à discussão prática sobre cinco grandes temas: fertilidade do solo e adubação, manejo de nematoides, plantas daninhas, bioinsumos e impedimentos ao desenvolvimento radicular.

O evento também contará com o workshop internacional “Soybean2035”, que vai debater os próximos dez anos da biotecnologia na cultura da soja, com participação de pesquisadores do Brasil, China, Estados Unidos e Canadá.

Trajetória da soja no Brasil

Foram aprovados 328 trabalhos que serão apresentados em nove sessões temáticas durante o congresso, abrangendo áreas como fisiologia, entomologia, fitopatologia, genética, sementes, nutrição vegetal, economia rural e transferência de tecnologia.

A commodity chegou ao Brasil em 1882, mas só ganhou relevância comercial a partir da década de 1960. A criação da empresa, em 1975, foi determinante para o desenvolvimento de cultivares adaptadas às condições tropicais, ampliando o cultivo para regiões como o Cerrado.

Segundo dados da Conab, o Brasil colheu cerca de 167 milhões de toneladas de soja na safra 2024/25, mantendo-se como maior produtor mundial da oleaginosa, à frente de Estados Unidos e Argentina.

Embrapa: 50 anos como referência internacional

Ao longo de cinco décadas, a Embrapa Soja liderou avanços tecnológicos que permitiram elevar a produtividade, reduzir custos de produção e ampliar a sustentabilidade ambiental da cultura. A instituição é hoje referência global em pesquisa de soja para regiões tropicais.

Gabriel Almeida

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore