EMERGÊNCIA
Este ano, o fogo tem se comportado de maneira diferente: chegou mais cedo, com maior intensidade e está resistindo por mais tempo
O Brasil enfrenta um ano de intensos incêndios florestais, com mais de 5.700 focos de incêndio registrados recentemente, segundo dados do sistema BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este ano, o fogo tem se comportado de maneira diferente: chegou mais cedo, com maior intensidade e está resistindo por mais tempo. A situação se torna mais crítica em estados como Pará, Mato Grosso e Tocantins, que lideram em número de ocorrências.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Em uma entrevista ao programa “Mercado & Companhia”, Márcio Yule, coordenador do Prevfogo em Mato Grosso do Sul, detalhou as principais dificuldades enfrentadas pelos brigadistas no combate aos incêndios florestais. Ele destacou que o trabalho tem sido árduo e contínuo, especialmente devido à antecipação dos incêndios que começaram em junho, bem antes do período típico.