Milho segue trajetória tradicional de preços

Entre os fatores de alta observados, destacam-se as condições climáticas

Entre os fatores de alta observados, destacam-se as condições climáticas – Foto: Leonardo Gottems

De acordo com análise da TF Agroeconômica, os preços do milho seguem seu comportamento tradicional em “V”, com quedas desde o plantio até a colheita, seguidas por uma recuperação à medida que os estoques vão sendo consumidos pelo mercado interno e pelas exportações. Diante desse cenário, a recomendação principal da consultoria é que os produtores fixem seus preços agora, tanto no mercado físico quanto na B3, assegurando melhores cotações para os compromissos da safra. Caso haja excedente, a sugestão é armazenar o produto para vendas no segundo semestre, desde que os custos de carregamento permitam.

Entre os fatores de alta observados, destacam-se as condições climáticas favoráveis nos Estados Unidos, que impulsionam uma expectativa recorde de safra de 400 milhões de toneladas, embora com incertezas quanto ao desenvolvimento geopolítico. Também contribuem para o viés altista a redução nas exportações da Ucrânia — que somam 18,644 milhões de toneladas no ciclo 2024/25, contra 23,074 milhões no mesmo período do ciclo anterior — e o aumento das importações pela União Europeia, com elevação de 10,92% em relação ao ano passado. Além disso, a flexibilização de tensões comerciais por parte dos EUA com países como China, México, Canadá e Japão melhora o ambiente internacional para o grão.

Por outro lado, alguns elementos mantêm pressão baixista sobre o mercado. No Brasil, a redução no ritmo de aumento dos preços da carne e do etanol, somada ao bom desenvolvimento da segunda safra (safrinha), reduz o apetite dos compradores. Isso tem resultado em recuos semanais e mensais nos preços. Atualmente, a valorização anual do milho é de apenas 8,84% para 2025, abaixo do desempenho já registrado por outros grãos.

AGROLINK – Leonardo Gottems

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore