O Brasil caminha para alcançar um marco histórico na produção de grãos na safra 2024/25

A soja continua como carro-chefe

, com estimativa de 339,65 milhões de toneladas, um aumento de 14,2% em relação ao ciclo anterior. A informação é do relatório da FAESP/SENAR-SP, baseado no décimo levantamento da Conab. Segundo Cláudio Brisolara, fundador da FT Agro – Consultoria em Agronegócios, o desempenho reflete a recuperação da produtividade, especialmente no milho, que voltou a crescer após a frustração registrada na temporada passada.

A soja continua como carro-chefe, com produção encerrada em 169,5 milhões de toneladas. No entanto, o milho ganha protagonismo, com uma colheita estimada em 132 milhões de toneladas (+14,3%), impulsionada principalmente pela segunda safra, projetada em 104,5 milhões. Brisolara destaca que a boa distribuição de chuvas ao longo do ciclo foi fundamental para esse resultado, sobretudo em estados como São Paulo, que registraram aumento de produtividade de 14,3% nas duas safras.

No estado paulista, a produção total de grãos deve alcançar 11,5 milhões de toneladas, somando os ciclos de verão e inverno. Esse desempenho reforça a importância da região como produtora diversificada e resiliente, capaz de se recuperar rapidamente após adversidades climáticas, segundo análise da FT Agro.

Em nível global, o último relatório WASDE (julho/2025) projeta a produção mundial de milho em 1,266 bilhão de toneladas para a safra 2025/26. Os Estados Unidos seguem na liderança (398,93 milhões de toneladas), seguidos pela China (295 milhões) e o Brasil, consolidado como o terceiro maior produtor mundial, com 131 milhões de tonela

AGROLINK – Leonardo Gottems

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore