Abiove atualiza projeções do complexo soja para 2026
Os números divulgados pela associação indicam recordes para o próximo ano, com produção e exportações de soja em alta
Foto: divulgação/SXC
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou sua nova projeção para o balanço de oferta e demanda do complexo da soja em 2026, apresentando números recordes. Segundo a associação, a produção de soja está estimada em 178,5 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento deverá atingir 60,5 milhões de toneladas. Já o farelo de soja deve alcançar 46,6 milhões de toneladas, e o óleo de soja chegar a 12,1 milhões de toneladas.
Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Exportações
Em relação às exportações, as projeções apontam para novos patamares históricos, com a expectativa de 111 milhões de toneladas de grãos exportados. O farelo deve registrar exportações de 24,6 milhões de toneladas, enquanto o óleo de soja cerca de 1 milhão de toneladas, recuo de 25,9%. Além disso, espera-se um leve aumento nas importações de óleo de soja, que devem atingir 125 mil toneladas, enquanto as importações de soja devem somar 500 mil toneladas para suplementar o mercado interno.
“Os números refletem a força e a eficiência da cadeia da soja brasileira, que segue ampliando sua competitividade e agregando valor no mercado interno. O avanço do processamento nacional e o bom desempenho das exportações reforçam a importância do setor para a balança comercial e para o desenvolvimento do país, bem como para a produção de proteínas e de biocombustíveis”, destaca Daniel Furlan Amaral, diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove.
Os dados consolidados até agosto de 2025 indicam resultados positivos para o setor. A produção de soja no ciclo foi de 171,8 milhões de toneladas. O esmagamento projetado foi revisado positivamente para 58,5 milhões de toneladas. A produção de farelo deve acompanhar o esmagamento e apresentar estabilidade, totalizando 45,1 milhões de toneladas, enquanto a de óleo de soja deve chegar a 11,7 milhões de toneladas.
por Gabriel Almeida