RELATÓRIO USDA 12/06/2024
–
No geral, os dados apresentaram poucas variações em comparação com o relatório de maio. A diminuição nas projeções da safra de soja brasileira e de alguns ajustes na oferta e demanda manteve o conservadorismo do departamento. Isso resultou em uma leve valorização nas cotações de Chicago, impactando os preços dos grãos no Brasil.
Para a soja, o departamento reduziu a expectativa de produção no Brasil para 153 milhões de toneladas, possivelmente por conta das tragédias no Rio Grande do Sul, porém, manteve as expectativas de exportação em 102 milhões de toneladas. Para os EUA e Argentina, os números de produção e exportação permaneceram inalterados. Esse cenário resultou em uma queda na expectativa de produção global, impactando negativamente os estoques finais.
Em relação ao milho, as expectativas de produção para Brasil, Argentina e EUA permaneceram inalteradas. Em números absolutos, a expectativa é que Brasil produza 122 milhões de toneladas durante o ano safra 2023/24. As previsões de exportação e estoques finais também não mudaram. Como resultado, houve um leve aumento na expectativa de produção global.
Por Grão Direto