Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul também investiga a morte de aves em zoológico

GRIPE AVIÁRIA NO BRASIL

Pasta aguarda o resultado do sequenciamento genético dos animais para confirmar se os óbitos estão relacionados ao vírus

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul divulgou, na manhã desta sexta-feira (16), detalhes sobre a detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em uma granja de aves no município de Montenegro (RS).

A Seapi também informou que a morte de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, distante cerca de 50 km da granja, está sendo investigada. A pasta aguarda o resultado do sequenciamento genético dos animais para confirmar se os óbitos estão relacionados ao vírus. O local está temporariamente fechado

Segundo a Secretaria, o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) atendeu a uma suspeita de síndrome respiratória e neurológica em aves, no dia 12 de maio, em um estabelecimento avícola de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico de gripe aviária nesta sexta-feira (16).

Medidas

O Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS) iniciou as ações previstas no Plano Nacional de Contingência para a Influenza Aviária, com o isolamento da área afetada, em Montenegro, e a eliminação das aves remanescentes, para dar início ao protocolo de saneamento da granja.

A Seapi informou ainda que será realizada uma investigação complementar em um raio inicial de 10 km da área do foco, além da verificação de possíveis vínculos com outras propriedades, incluindo o Zoológico de Sapucaia do Sul.

Saúde humana

De acordo com o SVO-RS, o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou adquiridos em pontos de venda é seguro, uma vez que a doença não é transmitida por meio do consumo desses produtos. “A população pode se manter tranquila, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, destacou o órgão estadual.

Sobre a gripe aviária

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, podendo, em alguns casos, acometer seres humanos.

Entre os principais sintomas apresentados pelas aves estão: dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.

Todas as suspeitas de influenza aviária — que envolvem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves — devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura, por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

A Secretaria da Agricultura realizará uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (16), às 11h30, na sede da Seapi, em Porto Alegre, para prestar mais esclarecimentos sobre o caso.

Tags

Compartilhe esta postagem:

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore