Os fatores de baixa incluem a agressividade russa no mercado
Entre os fatores que podem elevar os preços do trigo, destacam-se as boas exportações americanas – Foto: Mateus Zardin
De acordo com informações da TF Agroeconômica, o mercado de trigo está passando por um período de volatilidade, influenciado por ações russas e condições climáticas. A recente intervenção do governo russo, que estabeleceu preços escalonados para o trigo exportado, gerou uma queda inicial nos preços, mas a expectativa é de que essa queda seja temporária, com efeito até, no máximo, novembro. A recomendação da TF Agroeconômica é que investidores aproveitem a oportunidade para estabelecer ordens de compra em níveis mais baixos, acreditando em um potencial de alta a médio e longo prazo, caso o mercado recupere após o impacto inicial.
Entre os fatores que podem elevar os preços do trigo, destacam-se as boas exportações americanas, que atingiram 504,1 mil toneladas na semana, superando as expectativas do mercado. No Brasil, os problemas de qualidade nos trigos do Paraná e Rio Grande do Sul também são motivo de atenção, pois podem aumentar a demanda por importações de trigo argentino na próxima safra. Além disso, as exportações do Rio Grande do Sul, que pode produzir cerca de 4,2 milhões de toneladas, são determinantes para o comportamento dos preços no mercado interno, especialmente se as condições climáticas adversas continuarem afetando a qualidade do produto.
Por outro lado, os fatores de baixa incluem a agressividade russa no mercado, onde as chuvas recentes têm favorecido o plantio de trigo de inverno, aumentando a oferta. No Brasil, a pressão de preços se intensifica com o início da colheita no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, levando a uma queda nos preços observada no Paraná e no Rio Grande do Sul. Adicionalmente, o trigo argentino, mesmo com uma produção menor do que o esperado, mantém o menor preço FOB de exportação devido ao aumento do dólar no Brasil, mantendo sua competitividade no mercado internacional.
AGROLINK – Leonardo Gottems