Soja embaixo d’água pode reduzir produção do RS em até 5 milhões de toneladas

Soja embaixo d’água pode reduzir produção do RS em até 5 milhões de toneladas
A colheita da soja atingiu 76% da área esperada para a safra 2023/24 no Rio Grande do Sul, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica Rural do estado (Emater-RS).

Isso significa que dos 6.673 milhões de hectares dedicados à oleaginosa, 1,6 milhão ainda estão nas lavouras. E pelas fortes chuvas que atingiram o território gaúcho, muitas dessas áreas podem estar debaixo d’água.

Por conta deste cenário, a Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS) já sinaliza que a perda dessas lavouras será quase total.

Alta de Chicago deixa produtores de soja otimistas. Veja cotações
soja, porto, exportação, prêmios,embarque, Brasil
PREJUÍZOS

Brasil registra prêmio negativo para soja e milho em dois anos seguidos pela 1ª vez
No entanto, para o analista da Cogo Inteligência em Agronegócio, Carlos Cogo, ainda é cedo para avaliar o quanto da área está inundada. “Como as chuvas ainda não cessaram é impossível fazer qualquer estimativa mais precisa neste momento”, pondera.

Em linha com o raciocínio de Cogo, o consultor de Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, avalia que é muito cedo para falar de perdas consolidadas porque, justamente, o clima não permite pesquisas em campo.

Contudo, ele já arrisca a quantidade de produção que pode estar comprometida pelo geande volume de chuva que atinge o Rio Grande do Sul.

“Como ainda temos cerca de 25% da área para ser colhida, estimamos que entre quatro e cinco milhões de toneladas estão em risco, o que não significa que essa quantidade foi perdida, mas há, sim, potencial para essa perda”.

Adeus ao recorde de soja no RS?
Segundo Roque, o mais provável é que os produtores do estado não consigam colher certas áreas e que muitas outras sejam retiradas com excesso de umidade e com grãos ardidos, o que deve penalizar produtores que ainda conseguirem retirar parte da produção do solo.

“Podemos afirmar, por enquanto, que a estimativa de produção da Safras será revisada para baixo nos próximos dias. Não devemos mais trabalhar com uma safra recorde para o Rio Grande do Sul. Estávamos projetando uma temporada de 22,7 milhões de toneladas e esse número deve ser revisado para baixo, mas ainda é cedo para dizer o quão para baixo”, destaca Roque
Soja embaixo d’água pode reduzir produção do RS em até 5 milhões de toneladas
Colheita no estado atingiu 76% da área, o que significa que 1,6 milhões de hectares podem estar inundados

Tags

Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore