Agtech fez um estudo sobre essa questão –

Escolha da cultivar impacta em 180% na produtividade

Na safra 2023/24, a Digifarmz conduziu um estudo em Passo Fundo/RS, utilizando materiais de 16 obtentores em duas épocas de semeadura diferentes (08 de novembro e 12 de dezembro). Os pesquisadores analisaram as respostas de fungicidas e nutrição em mais de 75 cultivares de soja.

Os resultados indicaram que mesmo com condições homogêneas, as cultivares de soja apresentaram desempenhos variados, destacando a importância de escolher cultivares adequadas às especificidades de cada ambiente. Essa variabilidade na produtividade reforça a necessidade de recomendações personalizadas para maximizar os rendimentos.

A Digifarmz, presente no Brasil, Paraguai e Estados Unidos, é uma agtech especializada em tecnologia digital para recomendação preditiva personalizada de manejo agronômico. Segundo Leonardo Furlani, Coordenador Técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Digifarmz, quando submetidas às mesmas condições de solo, clima e manejo, houve uma grande variação na produtividade final das cultivares

“Ao analisar os extremos, na primeira época de semeadura a cultivar campeã obteve produtividade de 109,2 sacas por hectare, enquanto na segunda época, a cultivar campeã obteve 83,6 sacas por hectare, mostrando que, mesmo em condições de elevada pluviosidade, como foi na safra 2023/24, os materiais conseguiram atingir ótimos resultados de produtividade. Em contrapartida, na primeira época de semeadura houve cultivares com produtividades próximas a 50 sacas/hectare (52,1) enquanto na segunda época o pior resultado foi 29,7 sacas por hectare”, revela.

No experimento, as cultivares que se destacaram como mais produtivas na primeira época de semeadura foram: BMX Titanium TF, NEO 560 IPRO, NEO 531 I2X, DM 56ix59 IPRO, GH 5115 I2X, NS 5252 I2X, 95R40 IPRO, NEO 510 IPRO, 95R21 E e 95Y42 IPRO. Para a segunda época de semeadura, as cultivares mais produtivas foram: DM 56ix59 IPRO, BMX Titanium TF, HO Tibagi I2X, HO Pirapó IPRO, HO Paraguaçu I2X, 95R40 IPRO, 95Y42 IPRO, 95R21 E, BMX Raio IPRO e DM 54ix57 I2X.
 

AGROLINK – Leonardo Gottems

Geada

Carazinho/RS

Mínima4º

Máxima7º

Cobertura de cristais de gelo que se formam por sublimação direta sobre superfícies expostas cuja temperatura está abaixo do ponto de congelamento.

Ver mais detalhes

AGROLINKFITO

Busque por pr

https://open.spotify.com/embed/show/5Kkr9efDXfgfek5mfTbBJL?utm_source=generator

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Tags

Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Redes

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada