METEOROLOGIA
Veja como ficam as condições de umidade nos próximos dias e saiba quando e onde haverá pancadas
A frente fria que se deslocou para o oceano ainda traz nebulosidade para a faixa leste da região Sudeste. No entanto, nos próximos dias, nenhuma das áreas produtoras da região deve receber chuva significativa.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, no próximo fim de semana, um fenômeno conhecido como “trem de ondas” deve atravessar o Pacífico e começar a quebrar o bloqueio atmosférico, trazendo chuva para partes do norte do Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
Entre 10 e 14 de agosto, espera-se que a chuva alcance Minas Gerais, interior de São Paulo, sul de Goiás e partes de Mato Grosso. Embora os volumes previstos sejam baixos, entre 15 e 20 mm, a precipitação será bem-vinda para aliviar o calor e aumentar a umidade relativa do ar.
Atualmente, o ar frio predomina na região Sul, mas a partir desta quarta-feira (31), a temperatura deve subir em todas as áreas do país. No Sul, a mínima deve subir para entre 10 ºC e 16 ºC, sem risco de geada. Em Campos Novos, na região central de Santa Catarina, a previsão para quarta, quinta (1°) e sexta-feira (2) é de sol entre nuvens, com máximas subindo para 24 ºC.
Nas próximas 24 horas, espera-se chuva apenas na faixa litorânea do Sul e no norte da região Norte. As demais áreas seguem com tempo ensolarado e máximas ultrapassando 30 ºC, chegando a 36 ºC em partes do Brasil central. No Paraná, os próximos dias serão ensolaradas, com temperaturas podendo alcançar 39 ºC na sexta-feira.
Até o fim da primeira quinzena de agosto, a máxima pode atingir 40 ºC em algumas áreas do país, causando estresse térmico no gado de confinamento.
Com pouca chuva prevista nos próximos 30 dias, a combinação de calor e baixa umidade aumenta o risco de incêndios, especialmente na região Norte, Matopiba e Centro-Oeste. Produtores devem ter cuidado com o manejo do fogo para evitar que ele se alastre.