Trigo/BR: Semeadura no país atinge 77,4% da área cultivada

No RS, apesar dos poucos dias sem chuva, foi possível observar a evolução da semeadura que alcançou cerca de 60% da área estimada. O menor percentual semeado é na região Nordeste. No PR, a semeadura está em andamento, com a maior parte das lavouras em boas condições. Algumas lavouras iniciaram a fase de enchimento de grãos. As chuvas nos Campos Gerais, Centro-Sul, Sudeste e Região Metropolitana de Curitiba reduziram o ritmo da semeadura.

Em SP, as altas temperaturas e a falta de chuva influenciam no desenvolvimento das lavouras. Em SC, de maneira geral, as áreas inicialmente implantadas apresentam bom estabelecimento e desenvolvimento vegetativo satisfatório. Na BA, as lavouras estão em bom desenvolvimento, favorecidas pela alta luminosidade e baixas temperaturas noturnas.

Em MG, as lavouras de sequeiro apresentam produtividades abaixo do esperado inicialmente. Em GO, a colheita das lavouras de sequeiro avança na região Leste. Em MS, a restrição hídrica tem prejudicado muitas áreas e nota-se desuniformidade no estande de plantas.

Previsão Agrometeorológica de 01/07/2024 a 08/07/2024

Norte-Nordeste: São previstas chuvas maiores que 50 mm em áreas de RR, AP e Noroeste do AM. Na região Nordeste, há previsão de pouca chuva no Noroeste do MA e na faixa Leste, entre o RN e o Sul da BA. No Sealba, a umidade no solo favorecerá o desenvolvimento do feijão e do milho terceira safras nas áreas mais próximas do litoral. No interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva, o que beneficiará a maturação do algodão e do milho segunda safra no Matopiba.

Centro Oeste: A previsão é de tempo quente e seco. As condições serão favoráveis à maturação e colheita do algodão e do milho segunda safra em toda a região. No entanto, persistirá a restrição hídrica às lavouras de milho e trigo em estágios reprodutivos, principalmente nas áreas com menor umidade no solo em MS e GO.

Sudeste: Há previsão de tempo quente e seco, mas não se descartam chuvas fracas e isoladas em áreas do ES e Sul de MG. Haverá restrição hídrica às lavouras de milho segunda safra e trigo em estágios reprodutivos, principalmente nas áreas com menor umidade no solo. As condições continuarão benéficas para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.

Sul: O tempo seco persistirá no início da semana. A partir de quarta-feira, as chuvas retornam ao RS e podem acumular mais de 30 mm em áreas do estado. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento do trigo no RS e em SC. No PR, o tempo seco favorecerá a maturação e colheita do milho segunda safra, mas haverá restrição hídrica aos cultivos de milho em estágio reprodutivo e de trigo em parte do estado.

Confira o Monitoramento Semanal das Lavouras completo, clicando aqui!

FonteCONAB

Tags

Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Redes

Uma Empresa Especializada em Cobertura de Feiras e Eventos do Agronegócio. Atuando na região produtora do RS.

Assine nosso boletim informativo semanal

Seja notificado sobre nossas últimas notícias

Nunca enviaremos spam para sua caixa de entrada