CONECTIVIDADE
CNH Industrial e Intelsat desafiam SpaceX e John Deere na corrida por internet via satélite na agricultura
A partir do terceiro trimestre de 2024, os clientes da Case IH e New Holland no Brasil terão acesso ao serviço de internet por satélite
A CNH Industrial, detentora das marcas de máquinas agrícolas New Holland Agriculture e Case IH, anunciou nesta segunda-feira (29), uma parceria com a Intelsat, uma das maiores redes de comunicação por satélite do mundo, com sede em Luxemburgo, para oferecer serviços de internet móvel em áreas remotas.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
A iniciativa coloca a CNH Industrial na corrida espacial para a conectividade agrícola por satélite, ao lado da rival John Deere, que já firmou parceria com a SpaceX, do bilionário Elon Musk.
A CNH e a Intelsat pretendem lançar seus serviços meses antes da SpaceX e John Deere, prevista apenas para o final de 2024.
Internet no campo
Segundo a CNH, a empresa será “a primeira a fornecer aos agricultores acesso abrangente à internet por meio de um serviço robusto de comunicações por satélite”.
A iniciativa, inédita no setor, visa atender à demanda brasileira de conectividade no campo, onde apenas 19% da área disponível para uso agrícola possui acesso à internet de alta velocidade, segundo dados da ConectarAGRO.
A partir do terceiro trimestre de 2024, os clientes da Case IH e New Holland no país terão acesso ao serviço, que vai permitir a utilização de diversas ferramentas digitais para otimizar a produção e a gestão das propriedades agrícolas.
De acordo com a CNH, ele será oferecido através de um terminal testado e projetado para suportar condições climáticas extremas e vibrações e choques produzidos por equipamentos e atividades agrícolas.
“A tecnologia de satélite ajuda a resolver desafios complexos de conectividade para explorações agrícolas de difícil acesso, mas nem todos os fornecedores são iguais. A Intelsat se destaca por sua profunda experiência, bem como pela qualidade e confiabilidade de seus serviços e ofertas de terminais industriais. Eles entendem o que significa ser robusto. Estamos ansiosos para atender clientes em todo o mundo com suas soluções”, afirmou Marc Kermisch, diretor Digital e de Informações da CNH.
“Como a primeira empresa de comunicações via satélite a fornecer conectividade multiórbita a agricultores de todo o mundo, a parceria da Intelsat com a CNH irá desbloquear novas capacidades nos locais mais remotos através da nossa plataforma de comunicações”, disse Dave Wajsgras, CEO da Intelsat.
“Provamos que terminais robustos e construídos sob medida, que podem acessar múltiplas órbitas de satélite de qualquer lugar da Terra, oferecem a mais alta confiabilidade de rede, maior rendimento e a melhor experiência do usuário”, complementou.
Além disso, a Intelsat está expandindo seu centro de operações no Brasil e investindo em nova capacidade de satélite para oferecer suporte aos no país.
Detalhes financeiros do acordo, incluindo o custo dos serviços para os agricultores, não foram divulgados pelas empresas.