CRIME
Polícia apreende 100 kg de carne de jacaré destinados à exportação
A carne de jacaré é considerada produto ilegal quando comercializada sem autorização, ameaçando a conservação das espécies
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apreendeu na quarta-feira (29) cerca de 100 kg de carne de jacaré que seriam ilegalmente exportados. A operação, realizada pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), ocorreu no Porto Demétrio, bairro Educandos, Zona Sul da capital.
A ação foi desencadeada após denúncia anônima sobre a chegada de uma embarcação vinda de Porto Velho com a carga ilícita. O delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, confirmou a informação e explicou que a carne seria enviada para o exterior.
“Ao chegarmos ao local, identificamos a embarcação, realizamos a abordagem e apreendemos o material em posse de um indivíduo. Nossas investigações indicam que a carne de jacaré tinha como destino o mercado internacional”, detalhou o delegado.
O suspeito foi levado à delegacia, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderá em liberdade pelo crime ambiental de posse ilegal de carne de animal silvestre. A carne de jacaré é considerada produto ilegal quando comercializada sem autorização, ameaçando a conservação das espécies e o equilíbrio dos ecossistemas.
A PC-AM reforçou o compromisso de intensificar as operações de combate ao tráfico de animais silvestres e à comercialização ilegal de seus produtos. A carne apreendida será encaminhada às autoridades competentes para os procedimentos legais cabíveis.
A ação da PC-AM demonstra a importância da colaboração da população no combate aos crimes ambientais. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo número 181, contribuindo para a proteção da fauna e flora amazônicas.