REFLEXOS DA TRAGÉDIA
Preços da soja devem se elevar com redução da oferta gaúcha, diz analista
Marcela Marini, do Rabobank, destaca que perdas do estado devem girar em torno de duas milhões de toneladas
A colheita de soja no Rio Grande do Sul atinge 76% da área, estimada em 6,5 milhões de hectares, de acordo com a Emater-RS.
Isso significa que ainda restam 1,6 milhão de hectares do grão a serem retirados do solo. Não é possível, por enquanto, precisar a perda, mas, pelo potencial produtivo, ela pode chegar a 5 milhões de toneladas.
A analista de Grãos e Oleaginosas do Rabobank, Marcela Marini, destaca que essa é a quantidade a ser perdida no pior dos cenários. Entretanto, ela acredita que a queda de produção será de, aproximadamente, duas milhões de toneladas.
A especialista reforça que a perda da oleaginosa no estado afetará, diretamente, a oferta no país. “Quando olhavámos para o clima que impactou negativamente a produção em Mato Grosso, que perdeu cerca de 10 milhões de toneladas, avaliavámos que o Rio Grande do Sul compensaria essa queda, mas isso não vai mais acontecer”.
Com isso, Marcela afirma que a tendência de preços mais elevados para a soja deve continuar enquanto o mercado estiver precificando as perdas do Rio Grande do Sul.